top of page

GABRIELA TOLEDO

Em 2019 fundou o escritório de arte Gabriela Toledo Fotografia Contemporânea especializado em fotografia moderna e contemporânea brasileira, na cidade do Rio de Janeiro. O escritório representa e comercializa a produção de fotógrafos brasileiros, premiados e em coleções de arte institucionais e privadas, no Brasil e no exterior. 

 

Gabriela é editora e curadora da Coleção Phtbx (photobox), junto com Ana Luísa Chafir e Sergio Cohn, lançada em 2022, uma proposta inovadora de colecionismo, difusão e memória da arte fotográfica. A Coleção inclui caixas individuais com 12 fotografias dos fotógrafos Ana Quintella, Cafi, Claudia Jaguaribe, Milton Montenegro, Walter Carvalho e Walter Firmo, com texto curatorial de Gabriela Toledo, Angela Magalhães e Nadja Peregrino e design gráfico de Mariana Jaguaribe.

 

Em 2025, fez a curadoria da exposição coletiva “Geografias do Corpo” para a inauguração da galeria Casa Proeza, que integra o Reviver Cultural, programa da Prefeitura do Rio de Janeiro voltado à revitalização do Centro Histórico da cidade.

 

Em 2023, fez a Curadoria da exposição Rio Infravermelho, de Renan Cepeda para a inauguração da Fernando Jaeger Vitrine e do lançamento do livro Fernando Jaeger Quatro décadas de Design no Atelier Fernando Jaeger Rio, Rio de Janeiro.

 

Em 2019, fez a curadoria da exposição coletiva Água para o Espaço Judith Munk de Fotografia em Araras, no Rio de Janeiro.

 

De 2012 a 2019, atuou como diretora e produtora executiva da Galeria da Gávea, especializada em fotografia contemporânea, no Rio de Janeiro. Participou da realização de várias exposições na galeria e em feiras de arte, como produtora e assistente de curadoria, tais como a Art Rio, a SP-Arte e a SP-Arte/Foto, e na criação e execução em 2016, da primeira edição do Prêmio Gávea de Fotografia.

 

É fotógrafa, graduada em jornalismo e mestre em Comunicação e Cultura pela Universidade de Brasília, com uma pesquisa sobre a relação entre a fotografia e o campo das artes visuais.

 

Como professora lecionou em diversas instituições em disciplinas relacionadas à fotografia. Entre elas, a Universidade de Brasília na Faculdade de Comunicação e no Instituto de Artes, e a Universidade Estácio de Sá no curso Politécnico de Fotografia.

 

Participou de festivais de fotografia como o FotoRio, na leitura de portifólio de fotógrafos, , no Rio de Janeiro; e o Foto Arte Brasília, na coordenação do programa educativo das exposições com a realização de visitas guiadas e oficinas artísticas/educacionais para estudantes  das  escolas públicas do Distrito Federal, em 2004, em Brasília.

 

Como fotógrafa realizou as exposições individuais Arqueologia do Descartável, no Centro de Estudos Brasileiros da Embaixada do Brasil, na Cidade do México e na Sala José Cândido de Carvalho na Fundação de Arte de Niterói, em Niterói em 2008; e Paisagens submersas: pequena arqueologia do descartável, no Foto Arte Brasília 2005, no Espaço Cultural Renato Russo, em Brasília.

Gabriela_Toledo_crop2.jpg

© 2026 GABRIELA TOLEDO FOTOGRAFIA CONTEMPORÂNEA

​​

bottom of page