LUCIANA WHITAKER
Nasceu em 1965 e vive no Rio de Janeiro, Brasil.
Bacharel em Comunicação Visual pela PUC-Rio, estudou fotografia no International Center of Photography em Nova York e começou a fotografar profissionalmente para o jornal New York Newsday em 1988. De volta ao Brasil, trabalhou como fotógrafa e editora de fotografia na sucursal carioca da Folha de São Paulo.
Em 1996 muda-se para Barrow no extremo norte do Alasca para viver entre os esquimós e documentar a cultura nativa e a caça tradicional da baleia. Publicado em 2008 o livro 11 Anos no Alasca é um diário autobiográfico com mais de 200 fotos sobre a vida entre os Iñupiaq.
Trabalha para jornais, empresas e corporações nos Estados Unidos, Europa e Brasil. Suas fotos foram publicadas no The Times, Le Monde, Los Angeles Times, Paris Match, Newsweek, Nature Conservancy Magazine, entre outros.
Suas fotos fazem parte de coleções como Smithsonian Museum, Iñupiat Heritage Center e Alaska Contemporary Art Bank.
Recebeus os prêmios International Photography Awards da Lucie Foundation na categoria de Meio Ambiente, 2011; Prêmio Latino Americano de Fotografia, primeiro lugar na categoria jornalismo, 2013; e em 2015 participou do Photo España.
Foi gerente de fotografia do Comitê Olímpico Rio 2016 durante as olimpíadas e paraolimpíadas.
