GABRIELA TOLEDO
Graduada em jornalismo e mestre em Comunicação e Cultura pela Universidade de Brasília, com pesquisa sobre a relação entre a fotografia e o campo das artes plásticas.
Realizou as exposições individuais como Arquelogia do Descartável, no Centro de Estudos Brasileiros da Embaixada do Brasil, na Cidade do México e na Sala José Cândido de Carvalho na Fundação de Arte de Niterói, em Niterói em 2008; no 11° Circuito das Artes do Jardim Botânico Exposição individual no Lunático Café e Cultura, em 2007, no Rio de Janeiro e Paisagens submersas : pequena arqueologia do descartável, no Foto Arte Brasília 2005, no Espaço Cultural Renato Russo, em Brasília.
Participou das exposições coletivas Estamos Juntos Misturados do Núcleo de Arte e Tecnologia na comemoração dos 10 anos, na Escola de Artes Visuais do Parque Lage, 2008, Rio de Janeiro; Imagens de Brasília do 1° Prêmio FOTO ARTE de Fotografia, no Teatro Nacional Cláudio Santoro, em 2004, Brasília; Fotoriografia, no Solar Grandjean de Montigny na Pontifícia Universidade Católica, 1991, no Rio de Janeiro e no 13° Salão Carioca de Arte no Metrô da Carioca, 1989, Rio de Janeiro. Como fotógrafa trabalhou na assessoria de Comunicação do Ministério das Relações Exteriores – Itamaraty em 1996-1997 e foi fotógrafa corporativa no Hospital Rede Sarah 1995 – 1996, ambos em Brasília. Como free-lancer fez fotos para a Editora Abril, para sites de empresas e para eventos culturais para divulgação na área de artes plásticas, teatro e música no Rio de Janeiro .
Lecionou em diversas instituições em disciplinas relacionadas à fotografia. Entre elas, na Universidade de Brasília na Faculdade de Comunicação e no Instituto de Artes, e na Universidade Estácio de Sá no curso Politécnico de Fotografia. Foi responsável pelo programa educativo do Foto Arte Brasília 2004. Atualmente dá aulas sobre história da fotografia.
Participou de eventos acadêmicos e artísticos como na leitura de portifólio de fotógrafos no Festival de Fotografia FotoRio, em 2016 e 2017, no Rio de Janeiro; na coordenação do programa educativo do Foto Arte Brasília para as visitas guiadas e oficinas artísticas e educacionais nas exposições, em 2004, em Brasília; participou da Compós – Associação Nacional nos Programas de Pós-Graduação em Comunicação, com a apresentação do trabalho: “A dialética modernista na fotografia de Mário de Andrade”, Universidade de Brasília, em 1998, em Brasília; realizou a visita guiada da exposição Man Ray Cinema, organizada pela Fundação Athos Bulcão, na Galeria do Palácio do Itamaraty, em 1995, em Brasília; participou da mesa redonda sobre a exposição “A Coleção Joaquim Paiva: fotografia brasileira contemporânea”, junto ao colecionador Joaquim Paiva e o fotógrafo Luiz Humberto Pereira organizada pela Fundação Athos Bulcão, na galeria Athos Bulcão, em 1995, em Brasília.
